quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Budha derrota o demônio.


Fui educado e disciplinado dentro da filosofia budista, estudei durante 16 anos no mosteiro aqui no Rio de Janeiro, e ia me ordenar monge em Sri Lanka na tradição Therevada, que significa “Escola dos Antigos Anciões”, pelo Venerável Monge Vipassi, foi mais do que um mestre, um grande amigo, o considerava como meu pai, mas infelizmente faleceu em 2006.

Apesar de convertido ao hinduísmo, ainda carrego dentro de mim, muitos conceitos budista, tendo ainda um enorme respeito pela imagem do Budha. Estudo também filosofia taoista, tendo muito conhecimento em filosofias orientais. O que o hinduísmo, budismo e taoísmo têm em comum, todos eles falam a mesma coisa, aprender a controlar os sentidos, pois todos os sofrimentos humanos são ocasionados de querer satisfazer sempre os sentidos. Todos buscam o dinheiro, ninguém busca a consciência, todos querem ir para o Céu, mas ninguém quer pagar o que deve.

O desenho não deve ser levado ao pé da letra, o que aconteceu com o Budha foi internamente e não externamente, mostrando como estava a sua mente, lutando para não sair do cativeiro material. A mente tem vontade própria, que não corresponde com a nossa vontade, por causa do condicionamento social, fazemos coisas contra a nossa vontade, nos levando para o sofrimento e destruição.

O apego na sociedade, amigos, família, filhos, mulher amada, animal de estimação, etc, são fontes do nosso sofrimento, porque acreditamos que a nossa felicidade depende dos outros, nos tornamos materialistas, por isso, que não aceitamos as perdas. Quando não aprendemos a controlar os sentidos, queremos sempre a aprovação dos outros, queremos ser aceitos, mas não reparam que vivem na mentira e no artificialismo, mas quando a realidade bate na sua frente, te derruba fortemente.

Todos os sofrimentos humanos são ocasionados ao envolvimento excessivo com a matéria, procurando felicidade nas coisas materiais, devido às satisfações dos sentidos, ficará aprisionado no cativeiro das paixões. Como viciou o seu corpo, perderá o controle sobre ele, mandará em você como escravo, levando-o aos caminhos mais perigosos da sua existência.

Tanto os Vedas e Budismo, referem esse mundo como “Planeta da morte”, “Mundo dos sofrimentos”, a cada segundo nesse planeta estamos correndo perigo. A falta de controle dos sentidos sempre irá te colocar em perigo, irá atrair pessoas que nunca lhe trará felicidade, frequentará os piores lugares, desenvolverá uma revolta adquirindo comportamentos delinquentes, consumirá drogas e álcool, tornando promiscuo e sempre será escravo do outro, preso nos cativeiro das paixões.

Na parte das mulheres que aparecem para o Budha, não são espíritos femininos que foram lá para atormentá-lo, mas sim, representam as mulheres do nosso dia a dia, onde conhecemos na escola, faculdade, trabalho, etc, que usam o seu poder de sedução para conseguir os seus objetivos. Todas as mulheres que usam a sedução para tirar vantagem dos homens são classificadas como demoníacas, porque não medem as consequências dos seus atos, para atingir os seus objetivos. Como mostrou no desenho, elas são bonitas por fora, mas por dentro são demônios. Engraçado como a beleza esconde o lado negativo da mulher, “Ela é demoníaca, mas é bonita!”, “Ela não presta, mas é bonita!”, “Ela é fdp ,mas é bonita!”, muitas das vezes o homem sabe que vai se afundar, mas dai, o que importa que ela é bonita.


Budha disse: "A principal meta do homem é superar as paixões!"
Usar o sexo para controlar a sociedade é uma técnica antiga, desde os tempos antigos, sempre usaram as mulheres na forma de destruir os homens, apesar de que nos ensinam ao contrário. Não adiantará nada, você trabalhar, estudar, arrumar um bom emprego, pois se não aprender controlar os sentidos, desapegar do mundo, seu destino está traçado de perder tudo para uma mulher. Sexo e dinheiro estão relacionados, pois quando a área sentimental vai mal, tudo na sua vida será afetado. Do que adianta ser rico e bem sucedido, mas está maluco, traumatizado, complexado, todas as noite antes de dormir, chora feito criança, sempre se lamentando e preso no passado? Do que adianta ter dinheiro, mas as pessoas te enxergam como uma merda? Do que adianta ter dinheiro, mas as pessoas te odeiam e querem te ver morto? Do que adianta ter dinheiro, mas não tem paz de espirito? Do que adianta ter dinheiro, mas os filhos te odeiam?

Como o Senhor Budha disse: “O que é mais importante na vida, ter a pessoa amada ou superar as paixões, ser independente emocionalmente do outro. Digo para vocês, ser independente emocionalmente é mais importante, porque mesmo tendo a pessoa amada do seu lado, a vida não te dá garantia que ela irá ficar sempre no seu lado, pode acontecer uma tragédia e perde-la ainda cedo. Nada é para sempre, quando terminar irá sofrer, porque você depositou todo o seu amor no ser que poderia partir a qualquer momento, devido a fatalidade da vida!”.

Engraçado, o homem pode estar casado há, 20, 30, 50 anos, mas no dia que a esposa falece, parece que a sua amada nunca existiu, parece que foi tudo um sonho que acabou rápido ficando apenas as lembranças. Somos educados para ser apegados nos outros, criamos o mito do amor romântico, mas tudo são invenções da nossa mente, por isso, que sofremos. A vida não é má, ela quer apenas nos ensinar, não aprendemos porque somos burros.

Que o Budha Seja Louvado!

Sejam Felizes e Superam as Paixões.

Márcio de Andrade