sábado, 27 de julho de 2013

Como matar o seu ego.


O gatinho pensa que é Alpha! kkk

Um dos assuntos mais difíceis de falar, por que cada pessoa tem uma teoria diferente sobre o ego, alguns falam que não tem como mata-lo, outros falam que é a essência da nossa existência, outros falam que devemos administrá-lo, ou seja, qual deles é o verdadeiro, no sentido de obter um resultado mais satisfatório na nossa vida.

Matar o ego significa saber lidar com as perdas, parar se achar sempre vítimas das circunstâncias, aprender a ceder nas horas certas, parar com as vaidades, parar de acreditar que pode fazer tudo o que quer na vida, parar de querer ser melhor do que os outros, parar de acreditar que aquela mulher te pertence.

Um ditado taoísta ensina sobre isto: “Seja pequeno, nunca queira ser grande. Um vento forte é capaz de derrubar uma grande árvore que é grande e rígido, mas é incapaz de arrancar uma grama que é pequeno e flexível”. Isso significa que na vida devemos ser flexíveis, tendo consciência que nunca devemos impor a nossa vontade nos outros. Mas isso não significa que devemos ser submissos perante a adversidade da vida.

Tudo que acontece nas nossas vidas se deve ao nosso ego, que é sustentado pelas nossas vaidades, na verdade quem nos destrói são os estilos de vida que levemos, por que sempre queremos satisfazer os nossos sentidos, buscando sempre as emoções, que é a nossa destruição.

Matar as emoções no sentido que não devemos viver na base das nossas emoções, querer buscar sempre o sexo, para satisfazer os impulsos sexuais. O sexo por si é excelente, mas as pessoas esquecem que ele vem acompanhado de vários pacotes, que pode complicar a sua vida.

Na realidade o sexo é uma armadilha, por que quando nos relacionamos com alguém sexualmente, estaremos ligados naquela pessoa. Para ilustrar melhor, você transa com uma mulher, mas não irá ficar somente no sexo, por que ela irá começar a pedir favores e não terá como negar. Irá ter cobranças, fazendo com que tenha uma vida conturbada.

O mané comprou o carro para satisfazer o ego e a vaidade!
Essa obsessão pelo sexo, muitas das vezes é somente para satisfazer o ego “Sou fodão, pego muitas mulheres!” é vaidoso, principalmente é guiado totalmente pelas suas emoções, que no final será destruído por causa do seu ego.

Por causa do seu ego e vaidade, ele frequenta academia para ficar com corpo bonito, faz dívidas para comprar carro, trabalha feito animal para ter dinheiro, tudo por causa das mulheres, na intenção de satisfazer o ego e a vaidade.

Claro que falar isso para um jovem é pura perda de tempo, mas quando passar dos 30 anos, terá uma vida frustrada e decepcionada, devido que não soube controlar os seus impulsos sexuais. Mas os jovens esquecem, que os mais velhos já foram jovens, que já vimos esses filmes antes. Se acreditam que são livres para fazer o que querem, terão que pagar as consequências dos seus atos, isso serve tanto para homens e mulheres.

Substituir o ego pela intuição, significa que não devemos agir pela impulsividade, pela emoção do momento, ou seja, ser guiado pela racionalidade, tendo uma percepção de uma coisa, que ninguém disse a você. Intuição é quando tem certeza das coisas, mas não sabemos como explicar, esta sendo guiado pela sua alma e não pelas suas emoções.

Pensa sobre isto!

Sejam felizes e Superam as Paixões.


Participem do ask sobre Quebrando os Mitos




3 comentários:

  1. Quem dera eu, quando mais jovem, tivesse acesso a esse conhecimento! Obrigado por postar.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que os que falam que o ego é a essência da nossa existência, tem alguma razão. Nós temos dentro de nós o pecado que herdamos, que significa todas as imperfeiçoes tanto físicas como psicológicas. Também os que falam que devemos administrar tem razão, pois somos seres dotados de consciência.
    É errado então termos orgulho dos nossos bens ou ficarmos ressentidos
    com as pessoas que têm mais do que nós? De maneira nenhuma. Esse
    sentimento de orgulho, de precisar aparecer, o engrandecimento aparente do
    eu por meio de "mais do que" e sua diminuição por meio de "menos do que", não está certo nem errado, isso é o ego. O ego não está errado, ele
    simplesmente não tem consciência disso. Quando o observamos em nós
    mesmos, estamos começando a superá-lo. As imperfeições psicológicas não só tendem a te colocar para cima, mas também podem te levar a ter sentimentos de inferioridade. O ego não é pessoal.
    Ele não é quem você é. Se você o considerar um problema particular, isso é
    apenas mais ego.

    ResponderExcluir
  3. Sobre Matar o Ego, é um termo para transcender ou fusionar sua anima com animus explicado por C. Jung, matar o ego é compreender, é saber que toda vez que vc vai se apaixonar vc corre um risco de perder toda sua vida, essa compreensão evita que você entre no cativeiro mental.

    Ego e Essencia São Duas Forças Opostas, que se fusionam em si mesma, mas é o ego que está no comando, dominando a essencia, a essencia se libera com a compreensão do ego, para cara ego ou defeito existe uma virtude, tudo na vida é dual, se vc gosta do calor do som tem que gostar das trevas da noite, pq são energias materiais fundidas uma na outra, assim o ego deve ficar a serviço da essência, o ego tem que ser servo e não senhor, a essencia trás a compreensão essencia conciencia, esclarecimento. Então você descobrirá nunca vai mal dizer as trevas ou as luzes, pois ela faz parte do complexo da existência.

    ResponderExcluir